🚩Nem sempre é fácil, especialmente quando os comportamentos tóxicos são subtis ou estão mascarados.
A capacidade de reconhecer comportamentos nocivos é crucial para manter um ambiente de trabalho saudável e a sua sanidade mental. Partilho aqui alguns sinais que deve ter em atenção:
👹Comportamento Autoritário: líderes que impõem sistematicamente as suas decisões; ou que tomam decisões de forma unilateral, sem consultar ou considerar as opiniões e constantemente desmotivam a participação activa da equipa ou de uma pessoa em particular.
👹Críticas Destrutivas: um feedback que é constantemente negativo e pessoal ou entregue de forma a humilhar a outra pessoa. Um feedback negativo, dado constantemente em público. A comparação constante e desfavorável com outros colegas. Desvalorizar os esforços ou minimizar os sucessos do colaborador ou da equipa.
👹Favorecimento e Exclusão: um ambiente onde certos colaboradores são sistematicamente favorecidos e outros excluídos, criando divisões e minando a moral da equipa ou de uma pessoa em particular.
👹Intimidação Verbal: pode assumir várias formas, variando de comportamentos abertamente agressivos a táticas mais subtis. Alguns exemplos: gritar ou usar um tom de voz elevado de forma regular; fazer críticas pessoais ou comentários depreciativos em frente a outros; usar uma linguagem ofensiva ou insultos direccionados a um indivíduo ou grupo. Excluir propositalmente uma pessoa de reuniões ou discussões relevantes para o seu trabalho; espalhar rumores ou falar mal de alguém para prejudicar a sua reputação profissional; fazer ameaças sobre a segurança no trabalho ou progressão de carreira. Impor prazos irrealistas ou uma carga de trabalho excessiva que não é exigida de outros colegas; atribuir tarefas com intenção de falha, colocando a pessoa numa posição onde é mais provável que ela não tenha sucesso. Solicitar tarefas que claramente não fazem parte das responsabilidades do trabalho da pessoa, como um teste da sua vontade de "fazer o que for preciso".
👹Subtileza e Máscaras: casos onde a liderança tóxica não é óbvia, preste atenção aos padrões de comunicação e decisão. A toxicidade pode ser revelada em comportamentos consistentemente desencorajadores, manipulações subtis ou na relutância em dar crédito onde é devido. Alguns exemplos: fazer elogios que, na verdade, contêm uma crítica ou um insulto disfarçado; dar feedback que é intencionalmente vago ou contraditório e que deixa a pessoa incapaz de entender o que precisa ser melhorado; subtilmente encorajar rivalidades ou conflitos entre membros da equipa, com comentários que instigam desconfiança ou ressentimento, sem parecer estar directamente envolvido.
🔍Há muitos outros exemplos. Esteja atento a estes comportamentos no seu local de trabalho, e denuncie as situações.
Fale connosco. Na Inner Place, temos formações comportamentais que ajudam a trabalhar e desenvolver ambientes de trabalho saudáveis e produtivos.